quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Deputado baiano é referência
em editorial da Revista Raça


O deputado Valmir Assunção (PT),eleito deputado federal, é citado como um dos referenciais do voto do eleitor negro no Brasil e na Bahia. Ao lado de nomes como Edson Santos, Benedita da Silva, Vicentinho, Netinho de Paula, Janete Pietá e Vicente Cândido, Valmir faz parte de um elenco de parlamentares eleitos ou quase, cujas bases eleitorais estão nas camadas da polpulação que historicamente sofrem algum tipo de discriminação social.

O editorial, assinado pelo jornalista Maurício Pestana, que é também presidente do Conselho editorial da Revista Raça Brasil (raca@escala.com.br) faz referências ao voto racial brasileiro, mostrado pela primeira vez em uma pesquisa do Ibope, quando se verificou que, quando avaliados os niveis escolar, de renda e região, o eleitor negro, e consequentemente uma parcela significativa da população pobre, se diferenciou dos demais.

Na Bahia, Valmir Assunção obteve 132.999 votos como deputado federal, tendo como discurso-base a identificação com a milîtância dos sem-terra (o MST), dos negros, povos de terreiro e religiões de matrizes africanas, e dos estudantes e intelectuais que defendem a inclusão social desses segmentos da população nas políticas públicas do Estado. Valmir também é o autor do Projeto de Lei, em tramitação na Asssembléia Legislativa da Bahia, que cria o Estatuto de Promoção da Igualdade Social e Combate à Intolerância Religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário