terça-feira, 17 de março de 2009

Análise da PM


No mínimo superficial. Dizer que a Rondesp matou 36 (50% das mortes) é incorreto, se não se observar algumas variáveis:

- A Rondesp é a tropa de linha de frente das incursões policiais. Logo é natural. que no número de mortes ela esteja à frente que outras sub unidades (inclusive da Polícia Civil).
- Do número de mortes (36), quantas foram resultantes de confrontos ou simples abordagens.
- As demais unidades, tanto da PM como da Polícia Civil, costumam requisitar o apoio da Rondesp em casos de confrontos.

Logo, afirmar pura e simplesmente que a Rondesp matou 36, dá-nos a impressão de que todas as mortes foram execuções sumárias. É preciso um certo cuidado nessas abordagens.

2 comentários:

  1. Ô, meu querido... Antes de criticar dessa forma tão leviana o trabalho dos seus ex-colegas, você deveria cuidar de observar bem o que escreve. Esse post seu começa assim: "Dizer que a Rondesp MATOU 36 (50%) das MORTES é incorreto, se não se observar algumas variáveis". Como é mesmo que se matam mortes?
    Essa gostaríamos de aprender!
    Assim vai ficar difícil achar leitores para o seu blog. Eu mesmo estou me despedindo... Um abraço, boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Sorry, o fechamento do parêntese saiu in correto (é 50% das mortes) e já foi corrigido. Mas não entendo como leviandade. Trata-se de uma observação, sem qualquer tipo de ofensa. Mas feita a partir do próprio conteúdo dos comentários postados na internet do próprio jornal.

    E além do mais, não se tratam de ex-colegas, mas de colegas, pois continuou jornalista, apenas em outro veículo decomunicação.

    Grato.

    ResponderExcluir