Uma região esquecida
Uma carta-reivindicação de prefeitos de 24 municípios do Nordeste Baiano vai parar, nos próximos dias, na mesa do governador Jaques Wagner. A carta é da Associação de Prefeitos do Sertão Baiano (APSB) e enumera os problemas mais graves que atinge a região. Saúde, segurança pública, estradas e a Uneb em Ribeira do Pombal foram os temas mais discutidos entre os gestores da associação.
Na questão da saúde ficou determinado a reestruturação dos hospitais de Abaré, Paulo Afonso, Jeremoabo e Ribeira do Pombal. Na temática da segurança pública os prefeitos estão preocupados com o avanço da violência na região e a falta de estrutura das polícias civil e militar, cidades que faltam delegados, a maioria não tem viatura e nem policiais suficientes para atender a demanda, principalmente a reestruturação da Companhia de Caatinga, criada há algum tempo através de reivindicação dessa associação e que hoje se encontra em situação quase de extinção.
Quanto as estradas, os prefeitos reivindicam a melhorias nas estradas BA-210 (Curaçá/Paulo Afonso), Cícero Dantas/Paraguaçu, incluir a BR 235 no PAC, estrada de Pedro Alexandre até divisa da BR 235, Pedro Alexandre/Santa Brígida, Heliópolis até a BR 110, ligação da BR 110 a Novo Triunfo.
A região é a segunda maior produtora de feijão do estado, perdendo apenas para a Microregioão de Irecê. É a terceira em produção de milho (Oeste e Irecê á frente, respectivamente) e concentra a geração de energia para o Nordeste (Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso/Xingó, da Chesf).
Nenhum comentário:
Postar um comentário