segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A origem do Universo



Novos dados sobre as origens do Universo estão sendo lançados com tanta rapidez que os físicos talvez estendam a fase inicial atual do projeto Big Bang até o fim de 2012, afirmaram os diretores do centro de pesquisas Cern.

A extensão, a ser decidida no final de janeiro, poderá levar a uma descoberta precoce sobre o misterioso bóson de Higgs, que se acredita tenha transformado a massa amorfa de partículas em matéria sólida no nascimento do cosmos.

Os especialistas do Cern relataram a recriação de um "plasma quark-glúon" que se acredita ter sido a totalidade do cosmos uma fração de segundo depois do Big Bang, há 13,7 bilhões de anos.

Pela primeira vez, a atividade das duas partículas elementares dentro do plasma foi rastreada e um fenômeno chamado "atenuação de jatos" observado, dando pistas sobre como a matéria se transformou nas estrelas, nos planetas e, por fim, na vida na Terra.

Os resultados foram obtidos após apenas alguns dias de colisão de íons no LHC a energias ultraelevadas produzindo temperaturas por vezes 500 mil vezes mais altas do que o núcleo do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário