terça-feira, 1 de setembro de 2009

Soldados alemães retiram barreira na fronteira da Polônia, no primeiro dia da Blitzkrieg

A Segunda Guerra Mundial - I

Em 1º de Setembro de 1939, portanto, há 70 anos, iniciava-se o maior conflito armado da humanidade. A Alemanha, de Adolf Hitler, invadia a Polônia, que em 18 dias, foi subjugada. Nada menos que 1,5 milhão de soldados alemães tomaram aquele país, iniciando uma arrasadora política de extermínio de judeus e dominando quase toda a Europa.

A Wermacht (Forças Armadas da Alemanha) envolveu suas melhores unidades, engajando 37 divisões de infantaria, uma de montanha, quatro de infantaria motorizada, quatro divisões blindadas leves, seis Panzer (tanques), uma brigada de cavalaria e uma variedade de unidades paramilitares. No Norte tinha um efetivo 630 mil soldados, enquanto no outros 886 mil soldados. Ao todo, as forças alemãs tinham 559 batalhões de infantaria contra 376 da Polônia. Em artilharia, a Wehrmacht tinha 5805 peças contra 2065 polonesas (sem contar a grande diferença de idade e qualidade).

Do lado polonês, haviam aproximadamente 39 divisões mais 16 brigadas, totalizando, aproximadamente, 950 mil soldados. Do lado soviético, a despeito das esparsas fontes, estima-se um total de 800 mil soldados engajados. Em tanques, eram 2511 Panzer contra 615 tanques poloneses, sem contar, novamente, a qualidade e a metodologia de combate.

Foi um massacre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário