quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gripe suína

A Bahia já registrou 49 casos da gripe A H1N1, conhecida popularmente como gripe suína. Dessas ocorrências, a Secretaria de Saúde do Estado contabilizou 37 em Salvador, 3 em Cachoeira, 2 em Lauro de Freitas, 2 em Ilhéus, 1 em Porto Seguro, 1 em Guanambi e 1 em Feira de Santana. Os dados se referem a amostras coletadas há mais de dez dias e a maioria dos pacientes já recebeu alta médica.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, cerca de 90% dos casos não exigem internamento, mas a recomendação é de que, uma vez manifestados os sintomas (febre alta, cansaço, dores musculares, tosse), a pessoa procure uma unidade de saúde. A automedicação não é recomendada

OBS: na verdade, o governo brasileiro demorou a entender a gravidade da situação. Isso porque em outros países, tão,logo a situação se configurou, adotou-se medidas restritivas em locais de recepção de turistas, como portos e aeroportos. Aqui minimizou-se a situação e agora convivemos com imensos riscos. Para registrar, aproxima-se o período de média à alta estação turística no Nordeste, quando turistas estrangeiros aportam por estas bandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário