segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Tudo que existe é resultado do trabalho. A estátua que admiramos expressando beleza, fala do esforço com que o artista incansavelmente a trabalhou.
A terra florida e perfumada, ou o pomar repleto de frutos são a resposta das Leis do trabalho ao trato do solo.
Ao homem é concedida a honra do trabalho, que lhe permite desembaraçar-se do cipoal da ignorância, concedendo-lhe a alegria de exteriorizar a beleza e a harmonia que dormem latentes em sua intimidade.
Em qualquer situação, pois, o trabalho eleva quem o desenvolve e a ele se afeiçoa.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Em todo o país, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 18.989 transplantes de diversas modalidades em 2008, 9% a mais que em 2007. O crescimento foi impulsionado pela habilitação de novos centros e pela quantidade maior de doadores vivos. Atualmente, há 529 centros e 1.366 equipes autorizadas a realizar transplantes em todo o território nacional.
As 12 unidades estão distribuídas nos estados do Acre, Bahia, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. As autorizações são para procedimentos como transplante de córnea, fígado, rins e pâncreas, além de busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos.
Gostemos ou não da família que temos, saibamos que é a família que necessitamos.
Deus não erra.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Dificuldades nos estados fazem com que o PMDB ameace desembarcar do projeto Dilma. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (BA), os deputados Eunício Oliveira (CE), Eliseu Padilha (RS), Jader Barbalho (PA), além do líder da bancada, Henrique Alves (RN), se queixam da falta de reciprocidade do PT.
O que mais se ouve na Câmara é que os petistas precisam chegar a uma conclusão: querem eleger diversos governadores ou o presidente da República? As cúpulas dos partidos estão empenhadas na solução, mas esbarram na má vontade dos diretórios estaduais. Os caciques decidiram, então, agir e aumentar o fogo na panela de pressão.
Bahia - O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), se coloca como candidato contra Jaques Wagner (PT). O ministro determinou que os cargos nas duas secretarias que o partido ocupava fossem devolvidos ao governador petista.ddel rompeu com o governador Jaques Wagner.
Pará - O senador Jadder Barbalho tomou o mesmo rumo e está se colocando cada vez mais contra a governadora Ana Júlia Carepa, do Pará.
São Paulo - O PMDB está com José Serra (PSDB), e o próprio PT vive crise interna diante da possibilidade de Ciro Gomes ser o candidato ao governo, como deseja Lula.
Minas Gerais - Parte do PT não aceita compor com o PMDB e apoiar uma candidatura ao governo do ministro Hélio Costa (PMDB). Setores petistas, liderados pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, querem candidatura própria.
Rio Grande do Sul -Não há conversa possível entre os partidos. Rio de Janeiro A candidatura de Lindberg Farias (PT) começa a ganhar musculatura e o partido não pretende apoiar a reeleição de Sérgio Cabral Filho.
Ceará -Sem o aval do presidente Lula, o ministro da Previdência, José Pimentel (PT), intensificou a propaganda no estado para se viabilizar como candidato ao Senado, o que incomodou o deputado Eunício Oliveira (PMDB).
Paraná - O PMDB cobra do PT apoio ao candidato do governador Roberto Requião. O ministro Paulo Bernardo (PT) resiste à ideia.
Do Correio Brasiliense
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Mesmo aqueles que, tendo muitas posses, não necessitem do trabalho para seu sustento, devem utilizar o tesouro do tempo no estudo e em uma atividade útil para si ou ao seu semelhante.
Não menospreze a oportunidade do trabalho. Graças ao trabalho, o homem progride, cresce e se agiganta.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Foram 50 dias de paralisação que pouco ou nada influiu no dia a dia de Salvador. A greve dos ferroviários paralisou quase pque por completo o transporte ferroviário de passageiros em Salvador, restrito hoje a pouco mais de 13 quilômetros entre os bairros de Paripe e Calçada, no Subúrbio Ferroviário.
Em que pese a justeza das reivindicações dos trabalhadores, a greve, e os seus poucos reflexos no cotidiano da cidade, revela um outro lado da história: a decadência do sistema de transporte de passageiros sobre trilhos.
Dependendo de um metrô, batizado popularmente de calça curta, por causa do seu ínfimo trajeto - apenas 6,3 quilômetros - e cujas obras se arrastam desde 2001, Salvador perdeu todo referencial ferroviário, aliás como perdeu o próprio estado, que viu ao longo das últimas décadas o sucateamento da sua malha ferroviária, hoje restrita ao transporte de cargas.
Salvador que tinha ligação com o centro-sul do país, com o Nordeste, e com a região do Rio São Francisco, através das linhas que iam para Monte Azul (MG), Aracaju (SE) e Juazeiro, foi alijada do mapa. Os poucos trens (de carga) hoje passam direto pelo contorno de Mapele, e o segmento que vinha em direção à capital, foi retirado.
E hoje a capital possui um sistema de transportes de passageiros restrito ma 13 quilômetros, que não consegue transportar, sequer, 20 mil passageiros diários.
Uma triste realidade para quem teve os trens "pirulito" e Marta Rocha, que iram para Alagoinhas e Aracaju, respectivamente, ou os "mistos" que iam para Minas Gerais.
Por isso a greve dos ferroviários, de 50 dias, passou quase que em branco para a grande maioria dos soteropolitanos em geral.
Enquanto é hoje, liberte-se dos vícios que o aprisionam, fiel ao bem, decidido.
Enquanto é hoje, cresça um pouco mais, vinculado a Jesus Cristo, a fim de que consiga viver um bom dia, em cada dia que passe por você.
Vivendo bem o seu dia, você se estará preparando para o formoso dia sem nuvem, sem tormenta, sem noite, que o Criador a todos nos oferece, após superados os tempos terrestres, educando-nos e valorizando as horas, com disposição e coragem, com grandeza d'alma.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
O Conselho de Ética do Senado aprovou nesta quarta-feira (19) o arquivamento definitivo das seis denúncias e cinco representações contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Os integrantes confirmaram a indicação do relatório do chefe do colegiado, Paulo Duque (PMDB-RJ), amigo íntimo do acusado, por nove votos a seis nos dois pleitos.
Apenas os membros do PSDB, DEM e PDT foram contrários à absolvição. Uma das polêmicas nos discursos da oposição foi a articulação governista para manter o peemedebista maranhense eleito pelo Amapá, com o envio, inclusive, de uma carta-recomendação do presidente petista, deputado Ricardo Berzoini (SP), para que os aliados votassem contra a instauração de processos, que poderiam resultar na cassação de Sarney.
Obs: Sem comentários. Pra quê?.
Coloque na sua agenda também o seu tempo de oração, os momentos de meditação, as horas de reflexão tão necessárias para a vida de dentro.
Dê a si mesmo a oportunidade de almoçar com o prazer de sentir o gosto da comida, de desfrutar da companhia de quem compartilha a mesa, de respeitar o tempo de dentro.
Mesmo que a vida nos exija muito, e o tempo fique exíguo, as coisas de dentro terão sempre tanta importância quanto as coisas de fora.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Para quem pensou que o assunto ficou apenas na intenção manifestada pelo governador Jaques Wagner, o Governo Federal analisa tecnicamente a possibilidade de construir a ponte sobre a Baía de Todos os santos, ligando Salvador à Ilha de Itaparica.
Trata-se de uma obra caríssima, mas de grande utilidade, uma vez que o atual sistema de travessia, por navios ferries, já se esgotou. À cada verão o sistema entra em colapso e na próxima estação não deverá ser diferente.
Leve-se em conta que não se trata apenas do aumento do número de embarcações, mas sim de locais de atracação. E os dois (de cada lado) ficam saturados em dias de maior movimento. Isso sem contar os transtornos durante a travessia, como maré baixa, tráfego de caminhões e quebra das embarcações, a maioria delas velhas.
Barracas de praia
A questão das barracas de praia na orla de Salvador, parece que finalmente caminha para um desfecho.
Depois de anos de voltas e reviravoltas, chegou-se a um acordo e as barracas, que mais parecem barracos de uma invasão, deverão ceder lugar a equipamentos condizentes com a magnitude da maior orla marítima dentre as capitais brasileiras.
Não é segredo que Salvador tem a maior extensão de orla, dividida em três segmentos: a Orla Atlântica, com 23 quilômetros aproximadamente, que vai do Farol da Barra à Stella Maris. A Orla da Cidade Baixa, com pouco mais de três quilômetros, entre a Calçada e a Ribeira, com intervalos no Mont Serrat. E a Orla Suburbana, entre Itacaranha a São Thomé de Paripe, com pouco mais de cinco quilômetros.
Todas, a despeito da enorme beleza e variedade das praias, foram favelizadas nos últimos anos.
Oxalá chegue a tão esperada urbanização desses locais que são verdadeiros cartões postais de Salvador.
Ao acordar, a primeira coisa que se deve fazer é agradecer a Deus.
Agradecer por estar vivo e ter mais uma oportunidade de realizar coisas novas ou de consertar coisas feitas equivocadamente.
Agradecer, qualquer que seja a forma como o dia amanheça, de poder ser útil a si mesmo e aos outros.
De perceber, que do seu começo de dia, determinará a forma como ele será, e, principalmente, o amanhã.
Pense nisso e renda graças a Deus por mais esta oportunidade!
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Segundo as estimativas, São Paulo é hoje a unidade da federação mais populosa, com 41,4 milhões de habitantes. Em seguida vêm Minas Gerais (20 milhões) e Rio de Janeiro (16 milhões). Esses três Estados concentram cerca de 40,4% da população brasileira.
São Paulo é o município mais populoso, com 11 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,2 milhões) e Salvador (2,9 milhões). Belo Horizonte (2,5 milhões) esteve no quarto lugar em 2000 e, a partir de 2007, caiu para sexto, tendo sido ultrapassado pelo Distrito Federal e Fortaleza que, desde então, permanecem nos 4º e 5º lugares, respectivamente. Informações do Último Segundo.
* Do site politicalivre
Miremo-nos em exemplos como o de Lauren, que existem às centenas.
Agradeçamos a Deus pela vida, pelas nossas dores, pelas nossas vitórias.
Não temamos o fracasso e não alimentemos tragédias.
Vivamos cada dia, com sol, chuva ou tempestade porque, afinal, a madrugada de bonanças surge sempre, concedendo-nos breve trégua, a fim de que nos reabasteçamos de luz e prossigamos
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
A prece constroi a ponte entre o filho e o Pai. Compreendida em sua essência e bem utilizada, faculta intensa conversação entre ambos e vai muito além da simples petição do necessitado.
É o diálogo íntimo de um coração ferido a outro, infinitamente pleno de amor.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
A capital federal inicia os preparativos do seu cinquentenário, que acontece no próximo ano.
Idealizada pelo ex-presidente Juscelino Kubstcheck, Brasília, hoje, infelizmente, é vista por boa parte dos brasileiros como a cidade onde a locupletação campeia.
Políticos e líderes, que deveriam, zelar pelo bem-estar da nação se digladiam na defesa de interesses espúrios e pessoais.
Infelizmente tem sido assim nos últimos anos.
Isso quer dizer que ninguém consegue desertar da luta evolutiva.
É preciso seguir vigilante no serviço do próprio burilamento e no auxílio ao progresso do próximo.
Certamente um dia o amor puro liquidará os infernos de dor e incompreensão.
Mas tal só se dará quando todas as inteligências transviadas estiverem sublimadas pela força da educação.
Educar-se e ao semelhante é tarefa de cada homem que sonha com um amanhã melhor.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
O aprendizado precisa ser identificado, catalogado, amadurecido na alma.
A existência de quem vive colecionando aprendizados é sempre mais feliz. Ela tem propósitos, metas, avaliações e resoluções constantemente.
A postura de quem realiza tais conquistas, e as identifica, não deve ser a postura exibicionista, vaidosa, não.
Essa contabilização é íntima. A comemoração é do coração.
Os que estão à volta poderão identificá-la, claro, mas através de nossas ações no bem, de nossa renovação de valores, que faz brilhar a nossa luz com força e segurança para todos os lados.
Redação do Momento Espírita, com base em matéria
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
A população já incorporou o estado de greve dos policiais militares em Salvador. Repartições públicas fecham mais cedo e as pessoas cuidam de irem para casa.
Afinal, se a cidade já tem um sistema de segurança nas ruas ruim, com a PM em plena atividade, imagine só quando esta entra em estado de greve.
Também vou.
A Previdência Social dá continuidade, nesta semana, ao programa Justiça Itinerante em municípios da Região Nordeste.
Desta vez o programa acontece em três municípios baianos: Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Remanso.
As audiências devem ser encerradas no dia 18.Nesta etapa, a estimativa dos mutirões itinerantes, realizados pela Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (PFE/INSS), em parceria com o Juizado Especial Federal Itinerante (Jefi), é avaliar, nos três muncípios baianos, mais de 1,7 mil processos referentes a requerimentos de aposentadoria por idade e a benefícios garantidos pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
De nada adiantaram as pressões contra o senador José Sarney.
O presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), aliado do presidente do Senado, decidiu ontem (5) pelo arquivamento de quatro ações contra José Sarney (PMDB-AP) e de uma contra o líder do partido, Renan Calheiros (AL).
Na avaliação do senador peemedebista fluminense, as denúncias não tinham legitimidade para que fosse aberta uma investigação contra os acusados de quebra de decoro, uma vez que se baseavam em reportagens vazias, já que não havia evidências de irregularidades.
A oposição prometeu recorrer da decisão
Obs: pelo visto prevaleceram as pressões da turma de Renan Calheiros, e por último, o olhar "matador" do senador Collor de Mello
É a expressão da beleza eterna, uma manifestação da poderosa harmonia que rege o Universo.
Convidar a arte para nossa vida diária é ter à disposição excelente instrumento de civilização e aperfeiçoamento.
A influência da música sobre a alma, sobre o seu progresso moral, é reconhecida por todo o mundo. Mas a razão dessa influência é geralmente ignorada.
Sua razão está inteiramente neste fato: a harmonia coloca a alma sob a força de um sentimento que a desmaterializa.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Nas palavras de Simon: um olhar matador.
Não será por falta de recursos que as escolas públicas Brasil afora ficarão sem merenda. As parcelas de recursos do mês de agosto dos programas nacionais de alimentação escolar (Pnae) e de apoio ao transporte escolar (Pnate) e do Fundo da Educação Básica (Fundeb), do Programa Dinheiro Direito na Escola (PDDE) e de convênios, já foram liberadas..
O valor total transferido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre 23 e 31 de julho chega a R$ 724,16 milhões. Os R$ 480 milhões referentes ao Fundeb contemplam Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí, que não arrecadaram o suficiente para garantir o valor mínimo anual por aluno estabelecido na legislação do fundo.
Para a merenda escolar, foram transferidos R$ 39,3 milhões, destinados às secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, e R$ 132,7 milhões às secretarias municipais.
O amor cobre a multidão dos erros e equívocos.
Isto significa que faltas graves podem ser ressarcidas com devoção ao semelhante, dedicação ao bem e trabalho incessante pelo próximo.
Quem semeia espinhos pode vir a amenizar a aspereza do campo então cultivado, passando a aromatizar o ar com a semeadura abundante de flores coloridas e árvores frutíferas.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
A Polícia Federal (PF) indiciou 50 pessoas, incluindo um policial civil, suspeitos de terem envolvimento com o tráfico internacional de drogas na Bahia e nos Estado de Mato Grosso, Rondônia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo.
Enquanto isso na periferia de Salvador, o tráfico (não tão internacional assim) segue ceifando vidas, quer na disputa à bala pelo controle das chamadas "bocas de fumo", quer pelop próprio dano causado pelo uso das drogas, principalmente, o crack.
O mais grave é que os danos (irreversíveis em sua quase totalidade) atingem jovens entre 18 e 25 anos, ou seja, em plena fase produtiva.
Um futuro nada promissor se continuar essa escalada.
Toda expressão de afeto propicia a renovação do entusiasmo, da qualidade de vida, de metas felizes em relação ao futuro.
O amor tem a capacidade de estimular o organismo e de lhe oferecer reações imunológicas, que proporcionam resistência para as células, que assim combatem as enfermidades invasoras.
O amor levanta as energias alquebradas e é essencial para a preservação da vida.
Eis porque ninguém consegue viver sem amor, em maior ou menor expressão.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Essa de Felipe Massa dizer que não vê a hora de retornar para as pistas, pilotando um bólido da Fórmula 1 revela um completo desamor pela vida.
Não se rata de desapego,. mas sim de desprezo pela própria vida, uma vez que ele esteve à beira da morte, após ter sofrido um acidente nas pistas de corrida.
Que me perdoem os aficionados da Fórmula 1, mas aquilo não pode ser comprado a um esporte, mas sim à uma constante tentativa de suicídio. Carros a mais de 300 km/h e a família inteira (pais, esposas e filhos) vibrando com o louco que fica den tro daquela "lata de sardinha", arriscandio a vida em cada ultrapassagem e curva.
Desperdício de energia e talentos que poderiam estar sendo canalizados em outras atividades reconhecidamente produtivas.
Desde sexta-feira (31/07), os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) passaram a emitir o novo modelo do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
De acordo com a Resolução 310/09 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) o verso do CRV, onde consta a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), passa a ter informações mais claras sobre a responsabilidade do vendedor em comunicar a venda do veículo ao Detran e do adquirente em realizar a transferência.
Já no novo modelo do CRLV não constará mais o endereço do proprietário do veículo.