Cacau em pauta
Ate a próxima sexta-feira os países produtores de cacau vão estar discutindo, em Salvador,os sistemas de comércio e produção de cacau, como uma forma de alcançar uma postura mais harmônica nas políticas nacionais, para o mercado mundial .
O 1º Workshop Internacional sobre Políticas de Cacau, que começou hoje evai até o dia 19, é uma promoção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Aliança dos Países Produtores de Cacau (Copal, sigla em inglês).
A Copal é um órgão intergovernamental, criado em 1962 para defender os interesses dos países que produzem cacau, integrado por Camarões, Costa do Marfim, República Dominicana, Gabão, Malásia, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Togo e Brasil.
Juntos, os países produzem 2,4 milhões de toneladas ao ano, sendo a Costa do Marfim responsável por 40% da produção. O Brasil, com 6%, ocupa a quinta posição do ranking mundial.
Os países membros da Copal representam, aproximadamente, 75% da produção mundial e fazem a gestão das políticas e estratégias de forma diferenciada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário